TRE Pará lança cartilha eleitoral para as eleições 2012



O Tribunal Regional Eleitoral do Pará lançou nesta sexta-feira uma cartilha de orientações para as eleições de 2012.


A ideia é apresentar, de forma concisa e organizada, as principais características do registro de candidaturas, especialmente das normas contidas na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.373, de 14 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos para as eleições deste ano.

Sem cunho opinativo, a cartilha serve, ainda, como material de apoio às zonas eleitorais, partidos políticos, candidatos e demais interessados.


Já tive acesso ao conteúdo da cartilha e pude comprovar a importância deste instrumento para fins de orientação ao atores envolvidos na disputa eleitoral deste ano.

Escrita de forma didática e objetiva, a cartilha do TRE/PA é material indispensável e obrigatório nestas eleições, sendo de extrema utilidade a partir das convenções partidárias, que se iniciam dia 10 de junho.

Parabéns ao Desembargador Ricardo Nunes, Presidente do TRE, e ao Desembargador Leonardo Noronha, Vice-Presidente e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Pará, pela iniciativa.

Para acessar o conteúdo da cartilha basta clicar  aqui

Comentários

  1. Amigo gostaria de mais uma explicação sua sobre candidatos ex: ex prefeitos com vários processos no TCM e TCE tem contas aprovadas e num primeiro momento podem ser candidatos mais tem vários processos em curso se esse candidato ganha as eleições assume e depois de uns meses ele é condenado pelo TCM ou TCE ele perde o mandato? desde já um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Gleberton,

    A resposta é negativa, nesse caso não existe perda de mandato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta esse blog esclarece todas as duvidas de nós eleitores

    ResponderExcluir
  4. Amigo quando sairá a lista dos inelegíveis?? e quem estiver nela não tem mais jeito ou pode ainda recorrer e ser candidato? desde já um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleberton,

      Os Tribunais de Contas tem até o dia 05 de julho para apresentar a famosa lista de inelegíveis.
      Respondendo sua segunda pergunta, aqueles que forem relacionados na lista de inelegíveis podem acionar o Poder Judiciária a fim de obter liminar com efeito suspensivo, e, uma vez concedida a liminar, poderão ser candidatos normalmente.
      Farei um post abordando melhor o tema.
      Abraços

      Excluir
  5. Parabéns por essa iniciativa, a população do Pará e do Brasil, inclusive aqui em Guarapari-ES, agradece o acesso a informação de altíssima qualidade!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TSE decidirá amanhã o futuro do PSD e dos candidatos com contas rejeitadas

Eleições 2012: TSE define que condenados em 2004 são inelegíveis

Eleições 2012: TSE decide que filho do prefeito não pode disputar prefeitura CONTRA o pai